5 dicas incríveis para criar estampas para camisetas

O ramo de criação de estampas para camisetas está super em alta, e se você deseja entrar nesse mercado é importante conhecer algumas dicas que ajudarão no processo.

Seja trabalhando apenas na parte de design ou começando um negócio próprio completo, a arte da estamparia está cada vez mais sendo requisitada em quase todos os segmentos de mercado.

A estampa como forma de expressão está presente na humanidade desde os primórdios da civilização, quando os homens pintavam cenas do cotidiano na parede das cavernas.

Atualmente, as pessoas começaram a usar estampas em roupas para expressar o que pensam, sentem, ou até mesmo para colocar um pouco de humor no dia a dia.

Esse tipo de expressão fez com que o universo da estamparia fosse colocado em uma evidência muito grande, tanto para roupas como para objetos como canecas, mousepads, chaveiros entre outros.

A camiseta é uma forma popular de vestimenta que já tomou conta do mundo inteiro, e quem não tem uma super descolada na gaveta?

O bom da estamparia nos dias de hoje é que é possível criar desenhos personalizados, deixando a camiseta com a cara do dono, uma aposta de muitas empresas que estão nesse nicho de mercado.

Se você gosta de design e está pensando em começar a trabalhar com estamparia é bom conhecer algumas dicas fundamentais para se dar bem nesse ramo. Vamos lá?

estampas para camisetas
Clique na Imagem e Aprenda Criar Suas Próprias Estampas

5 passos para criar estampas para camisetas incríveis

O ramo de estamparia é um negócio como outro qualquer, mas para quem vai trabalhar sozinho, precisará lidar coma os dois lados do negócio: o artístico e o administrativo.

Então, antes de começar um negócio desse tipo é bom se familiarizar com conceitos e principalmente, com algumas definições para seu negócio.

Veja abaixo 5 passos essenciais para começar sua criação de estampas:

1 – Estudo do público

Antes de começar a produzir estampas para camisetas é importante estudar o público dentro do segmento de mercado que escolheu.

Isso é importante porque cada tipo de “tribo” terá um apelo diferente para essa ou aquela estampa.

Por exemplo: Um fã da Saga Senhor dos Anéis, pode não entender uma camiseta com referência de Harry Potter e vice versa.

Mesmo estando as duas sagas dentro do mesmo público (geek), existem segmentos que precisam ser respeitados, e isso acontece em qualquer nicho de mercado.

Então, quando pensar em fazer camisetas que sejam “descoladas” tente saber tudo sobre o público, para não correr o risco de desenvolver estampas que as pessoas não gostem, ou não entendam.

2 – Escolha do estilo

Qual será o estilo da sua estamparia? A princípio as pessoas querem ter de “tudo um pouco”, mas isso pode sair bem caro quando falamos de dezenas de tipos e segmentos diferentes.

Suas estampas para camisetas atenderão mais homens, ou mulheres?

Tudo mais colorido, ou indo pro minimalista com apenas uma cor na estampa?

Desenhos grandes e bem detalhados, ou apenas sugestões com traços geométricos?

Definir o estilo é importante para já de cara começar a descartar ideias que sejam fora do que foi pré-definido, isso ajuda a ter um custo menor, pois não há desperdício de material, e nem corre o risco de fugir do que seu público gosta.

3 – Utilização de cores e fontes

Hoje em dia parece que quanto mais coloridas as peças mais chance de agradar ao público.

Mas, dependendo de sua criação usar muitas cores, ou ainda fontes que não sejam legíveis, podem deixar o design poluído e sem entendimento para quem estiver olhando de fora.

Não existe nada pior que gastar uma ótima ideia fazendo-a se perder em cores e fontes demais.

Trabalhe sempre com uma paleta de cores pré-definida, seja no software ou na aquarela e sempre trabalhe com fontes que sejam legíveis para todos mundo entender a mensagem na camiseta.

4 – Atualização no mercado

Mesmo os designers mais experientes fazem cursos de reciclagem de conhecimentos em algum momento da carreira.

Hoje em dia é tudo muito dinâmico, softwares novos surgem todos os dias, e quem não se atualiza acaba perdendo clientes e fica mergulhado na concorrência sendo apenas mais um na multidão.

Faça cursos, se for o dono sozinho do seu negócio procure aprender mais como gerir melhor para aproveitar mais os recursos, e também para deixar seu negócio lucrativo e bem dinâmico.

5 – Diferencial

Por que alguém compraria suas estampas para camisetas e não as do seu concorrente?

Faça-se essa pergunta a cada design novo que criar, pois essa resposta será seu diferencial de negócio em todos os momentos.

Todo mundo gosta de camisetas com referências gerais, mas as pessoas compram mesmo aquelas camisetas que possuem um desenho/frase diferenciados.

Ninguém quer entrar no metrô e ver mais duas ou três pessoas usando uma camiseta igualzinha, e hoje em dia isso é bem difícil de acontecer.

Qual sua marca registrada? Por que seus clientes preferem comprar com você?

Ter um diferencial de produto é primordial para se destacar dentro do mercado e atrair mais clientes e mais vendas.

Espero que tenha gostado desse artigo e que esses passos possam ajudar em sua carreira dentro do mercado de estamparia.

Deseja saber mais informações, clique aqui.

1 comentário sobre “5 dicas incríveis para criar estampas para camisetas”

  1. Pingback: PAPEL PARA SUBLIMAÇÃO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELE. - Holografia Detalhada

Deixe uma resposta